RH estratégico é um modelo de gestão de Recursos Humanos em que os profissionais são parte estratégica da empresa. O RH estratégico tem como principal missão de otimizar processos e decisões com o uso de tecnologia, dados e indicadores, reduzir custos e auxiliando no crescimento e rentabilidade do negócio. O RH Estratégico é o oposto do RH Operacional (Área de Pessoal) que conhecemos na maioria das empresas, onde seu foco são as rotinas trabalhistas e pagadoria.
Infelizmente, uma grande parcela das empresas desconhece o resultado do RH Estratégico, e ainda mantém o RH Operacional (na Área de Departamento de Pessoal como sua chamada “Área de RH”.
Por essas características o RH Estratégico é determinante na geração de valor para organização, e principalmente na redução de custos e aumento de produtividade. Podemos citar o exemplo da área de atração e retenção de talentos, que com a menor perda de talentos ou rotatividade pessoal, por exemplo, onde há menos gastos com novas contratações e treinamentos, e dessa forma, a empresa consegue manter seus padrões de qualidade de seus serviços e produtos, e principalmente e seus gestores com mais tempo para focar nos negócios da empresa.
Os principais pilares do RH Estratégico são: 1) Aprimoramento da comunicação interna. 2) Assimilação da cultura organizacional em todos os níveis da empresa. 3) Redução do turnover e consequente retenção de talentos. 3) Motivação e Engajamento dos colaboradores. 4) Desenvolvimento de times de alto desempenho. 5) Liderança preparada para lidar com ambientes complexos, e principalmente, com as pessoas. 6) Otimização de Resultados e Aumento de Produtividade. 7) Visão sistêmica e de processos dos negócios.
A Área de RH poderá contribuir com resultados de valores sem dúvida para as empresas, mas também os profissionais que atuam na área necessitam se modernizar e estarem antenados com as melhores práticas de gestão de negócios, e não só as práticas de gestão de pessoas
Compartilhe...Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado